Brasil: uma história de mais de 40 anos de Visão e Bem Estar

Em 1973, teve início a história da Allergan no Brasil, com a compra dos laboratórios LOK, que oficialmente deu origem à Allergan LOK Produtos Farmacêuticos Ltda., com sede na Av. Bosque da Saúde e tornando-se a segunda subsidiária da empresa estabelecida na região da América Latina.

A aquisição envolveu a fábrica da LOK e seus produtos em soluções para lentes de contato e oftálmicos. A partir daí, as áreas internas foram estruturadas e a empresa começou a crescer e a trazer novos produtos para o país. Na década de 90, por exemplo, trouxe ao país o primeiro limpador enzimático para lentes de contato e, a partir de então, passou a importar produtos.

A mudança para a Vila Olímpia aconteceu em 1995, mas no edifício ao lado do que é hoje ocupado pela Allergan, no número 1855. E, entre 1993-1994, teve seu primeiro presidente regional para a América Latina, James Fuller, que ficava baseado em Irvine, EUA.

Também em 1995 adquiriu a Frumtost – que, na ocasião, era a empresa líder em unidades do mercado oftalmológico brasileiro -, que trouxe para a Allergan sua atual fábrica, localizada em Guarulhos, bem como uma linha completa de produtos já consolidados na Oftalmologia.

Na seqüência, em 1997, houve o lançamento mundial do primeiro produto de pesquisa própria da Allergan, Alphagan, que deu seqüência a uma série de lançamentos no segmento de Oftalmologia.

No ano seguinte, em 1998, Nelson Marques assumiu a presidência regional, tornando o Brasil a nova sede para o escritório da América Latina, localizado em São Paulo.

A aprovação da toxina botulínica tipo A – a primeira existente - foi outro importante marco na historia da companhia. Em 1992, o produto foi aprovado no Brasil para duas indicações: Estrabismo e Distonias (Blefaroespasmo e Distonia Cervical). Com a posterior aprovação da toxina botulínica tipo A nos EUA, já em 2002, uma série de aquisições globais passou a acontecer até os dias atuais, tais como INAMED Corporation (implantes mamários, preenchedores dérmicos e produtos para o tratamento da obesidade), Groupe Cornéal Laboratoires (preenchedores dérmicos de ácido hialurônico de próxima geração), entre outras.

Também em 2002, houve a mudança do escritório administrativo para o edifício onde se situa até os dias atuais, na Vila Olímpia, e a América Latina tornou-se a primeira região do mundo a reformular seu modelo geográfico de operação, adotando a gestão por unidades de negócios - e, posteriormente, estendendo o mesmo modelo para toda a companhia.

Já em 2003, vendeu o negócio de soluções para lentes de contato e a linha de produtos cirúrgicos oftalmológicos, o que trouxe forte aceleração de investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento. Além disso, passou a obter aprovações de registros de produtos em tempos recordes, antes de qualquer outro país do mundo, o que contribuiu fortemente para seu crescimento neste período.

Para alavancar ainda mais para esta expansão, três anos depois (2006), novas indicações terapêuticas foram aprovadas para a toxina botulínica tipo A, resultando na necessidade e criação de duas áreas separadas de negócios na América Latina: Medical Aesthetics e Terapêutica.

E, de lá para cá, a empresa não parou de crescer e inovar. No Brasil, é a subsidiária no. 1 na América Latina em vendas, sendo líder em praticamente todas as franquias em que atua na região.

A Allergan acredita que todo este êxito se deve a um excelente time - com os melhores profissionais do mercado -, produtos e serviços médicos da mais alta qualidade, bem como ao apoio constante de seus clientes, que fizeram e fazem parte desta grande história.